Tipos de Cinema

Cinema Falado:

O advento do som, nos Estados Unidos, revoluciona a produção cinematográfica mundial. Os anos 30 consolidam os grandes estúdios e consagram astros e estrelas em Hollywood. Os géneros se multiplicam e o musical ganha destaque.

Cinema Mudo:

O cinema ainda não era bem cinema – era ainda cinematógrafo dos Lumieré ou o quinetoscópio de Edison – mas já encantava tudo e todos. Durante quase trinta anos o cinema tornou-se na maior indústria de massas, e, pasme-se, numa das maiores artes do novo século. E fê-lo sem o recorrer ao som. Não que os filmes fossem, qual uma igreja em estado de oração interior, apologistas do silêncio. As exibições em teatros, óperas ou feiras dos primeiros filmes eram acompanhadas invariavelmente de música de fundo, habitualmente da autoria de um pianista que aplicava a sua própria visão das cenas do filme às teclas do piano.

 

Western

 

Género específico americano, o Western (“faroeste”) explora marcos históricos, como a Conquista do Oeste, a Guerra de Secessão e o combate contra os índios. Cenas de acção e aventura envolvem cowboys e xerifes. Em 1932 inicia-se uma grande produção de westerns, onde o cowboy é também cantor, como Gene Autry e Roy Rogers. Em 1935, Cecil B. de Mille produz “Jornadas heróicas”. Em 1939, com “No tempo das diligências”, John Ford abre o ciclo de produções com grandes directores e astros.


PolicialO filme policial surge na França, no começo do século, mas é nos Estados Unidos, a partir da década de 30, que o género se afirma. Cenários sombrios e escuros, neblina, cenas de crimes e violência envolvem detectives, policiais, aristocratas e belas mulheres. O filme “Noir” – como os franceses o denominaram – logo se impõe como um grande género.

MusicalSurge em Hollywood na década de 30 e se caracteriza por roteiros musicais que mesclam danças, cantos e músicas. No início dos filmes falados, os musicais sofrem grande influência do teatro. O filme que definitivamente estabelece o género é Broadway melody, em 1929, de Harry Beaumont. Seu êxito provoca uma onda de filmes que rapidamente se tornam populares, como Caçadoras de ouro, A canção do deserto e O rei do jazz.

ComédiaO filme policial surge na França, no começo do século, mas é nos Estados Unidos, a partir da década de 30, que o género se afirma. Cenários sombrios e escuros, neblina, cenas de crimes e violência envolvem detectives, policiais, aristocratas e belas mulheres. O filme “Noir” – como os franceses o denominaram – logo se impõe como um grande género.

Terror

São várias as tendências dos filmes de terror, que têm em comum o desequilíbrio e a transgressão do real. Em 1931, “Drácula” e “Frankenstein” entram em cena. Um ano depois, é a vez de “O médico e o monstro”, baseado no romance de Robert Louis Stevenson. Em 1933, o gorila “King Kong” assusta as plateias do mundo inteiro.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s